Documento sem título

Prof. Suzuki
professorsuzuki@gmail.com
-------------------------------
»Humildade e Arrogância
visitas: 1041
»Elogie a dedicação
visitas: 764
»Provérbio japonês
visitas: 986
»Eu leio você!
visitas: 504
»Compras!
visitas: 403
»4 VERBOS QUE FARÃO DIFERENÇA NA SUA VIDA
visitas: 1579
»Professor quanto tirei na prova?
visitas: 1427
»Caranguejos
visitas: 969
»A vaca e a águia
visitas: 1600
»Motivação pela Realização
visitas: 1455
»Início das aulas
visitas: 662
»Motivação!
visitas: 1521
»O VALOR DO CONHECIMENTO
visitas: 1744
»A importância da disciplina
visitas: 1205
»Sair da caverna
visitas: 1216
»Discurso de formatura
visitas: 4287
»Coloque na balança o ano de 2010
visitas: 729
»Como controlar o seu dinheiro!
visitas: 1173
»A fórmula do fracasso!
visitas: 1248
»Determinação
visitas: 1515
»A meta deve ser SMART e não EM MARTE!
visitas: 1044
»VÍCIO DA LEITURA!!!
visitas: 1088
»Quatro estilos de alunos
visitas: 2157
»Necessidade positiva e negativa
visitas: 974
»Perseverança e Comprometimento
visitas: 2052
»Uma boa notícia para 2010
visitas: 824
»Horas vagas
visitas: 1348
»Trabalhar sob pressão
visitas: 1567
»Estar bem na foto
visitas: 1569
»Amor e tolerância
visitas: 1719
»A motivação e as metas
visitas: 2136
»Download no cérebro
visitas: 1747
»As cinco linguagens do amor
visitas: 1709
»Por quê alguns têm sucesso?
visitas: 1802
»Auxilio nas dificuldades
visitas: 1124
»Ligar os pontos
visitas: 1465
»Como gostar de estudar
visitas: 2634
»Como ter um bom atendimento
visitas: 1420
»O segredo do fracasso nos estudos
visitas: 1975
»Afinidade, Aptidão e Talento
visitas: 1485
»Tentações
visitas: 1168
»Comece na Unama o seu voo mais alto
visitas: 1190
»O sabor da vitória
visitas: 1779
»O que fazer nas filas em 2009.
visitas: 892
»O QUERER E REALIZAR EM 2009!
visitas: 1336
»Nós falamos com nossas atitudes!
visitas: 1400
»Três problemas dos estudantes
visitas: 2123
»Não fracassarei nem desanimarei!
visitas: 1598
»Escrever e ler!
visitas: 1275
»O otimista e o pessimista
visitas: 1936
»TREINO, TREINO E TREINO
visitas: 1351
»Sucesso e Felicidade!
visitas: 2159
»Olimpíadas e Estudos
visitas: 1469
»Olimpíadas de Pequim 2008
visitas: 1195
»Pipas e Filhos!
visitas: 1519
»Como administrar o tempo?
visitas: 1834
»VIOLÊNCIA
visitas: 1303
»Visite a Biblioteca
visitas: 1834
»Precisamos de novos desafios!
visitas: 1670
»Necessidade de estima
visitas: 4034
»Relacionamento Professor e Aluno
visitas: 2736
»Pai legal ou pai chato?
visitas: 2089
»Um bom professor e um bom estudante!
visitas: 2590
»Miopia em Networking
visitas: 1391
»O Balão a gás
visitas: 1884
»Como arrumar um emprego
visitas: 2487
»Ano Novo com novos propósitos!
visitas: 1453
»Tô Feliz!
visitas: 1376
»Shampoo de Pensamentos Positivos
visitas: 2678
»Uma árvore plantada no vaso!
visitas: 1924
»Um dia para lembrar
visitas: 1777
»DEDICAÇÃO, CONCENTRAÇÃO E DISCIPLINA
visitas: 2171
»O poder das palavras
visitas: 2349
»Não desanime nunca
visitas: 2113
»Professor, o que vai cair na prova?
visitas: 2353
»Como preparar um discurso de formatura
visitas: 6606
»Aluno inteligente ou aluno disciplinado?
visitas: 2253
»Satisfazer ou encantar o cliente?
visitas: 1948
»SAUDADES......
visitas: 1796
»A TV e o Livro
visitas: 1882
»APROVEITE O TEMPO NA UNAMA!
visitas: 1467
»Existem amigos e amigos...
visitas: 2070
»Feche seus olhos
visitas: 1488
»Ai que preguiça!!!
visitas: 1973
»Prazo de Validade
visitas: 1205
»Aula tradicional x aula moderna
visitas: 2684
»Aula da saudade em Redenção
visitas: 2702
»Diferença entre Profissional e Amador
visitas: 2431
»Homenagem ao professor Guarany Júnior
visitas: 2324
»Ensino e Aprendizagem
visitas: 1344
»O exemplo do ITA
visitas: 1685
»31 de dezembro de 2006
visitas: 1182
»Você fez o seu melhor?
visitas: 1440
»Meu prato preferido!
visitas: 1262
»Que é isso, mamãe?
visitas: 1143
»O chá do sucesso!
visitas: 1677
»Quando aprendemos com nossos fracassos
visitas: 1715
»Pianos e Sapatos
visitas: 1439
»Aula da saudade
visitas: 4220
»O que você faria se pudesse voltar no tempo?
visitas: 1860
»Discurso de formatura Proead – Parauapebas – Setembro 2006
visitas: 3481
»Por favor papai, picolé
visitas: 1335
»Lições de meus amigos
visitas: 1856
»Coloque em prática seus sonhos
visitas: 1468
»Ser professor ou estar professor?
visitas: 2285
»Altos e Baixos
visitas: 1330
»Você é Pedro ou Paulo?
visitas: 1367
»Quais as conseqüências da cola?
visitas: 1918
»“Dicupa” mamãe
visitas: 1462
»LEIA AGORA, NÃO DEIXE PARA DEPOIS!
visitas: 2598
»Professor “pegue leve na prova”
visitas: 2067
»O Estudo e o Exercício Físico
visitas: 1817
»Criticar ou elogiar?
visitas: 1833
»Conhecimento velho, conhecimento novo
visitas: 1907
»BEM-VINDO À UNAMA
visitas: 1556
»O primeiro dia de aula na faculdade
visitas: 2678
»Você é Otimista ou Pessimista?
visitas: 1712
»Feliz Ano Novo com Paz, Saúde e Prosperidade!
visitas: 1820
»Ao final do semestre
visitas: 1590
»Disposição para Aprender
visitas: 1799
»Influência Positiva ou Negativa?
visitas: 1935
»Um novo semestre!
visitas: 1263
»Como adquirir um bom hábito?
visitas: 2335
»Carregar as baterias
visitas: 1156
»A necessidade de abrir a porta
visitas: 1824
»Como ser bem sucedido nos estudos
visitas: 2138
»Como utilizar o Marketing Pessoal?
visitas: 2303
»Enganar ou ser enganado?
visitas: 1615
»A dificuldade de reconhecer nossos erros
visitas: 1904
»Por que perseverar ?
visitas: 2047
»O bom uso do tempo
visitas: 3722
»Dois caminhos
visitas: 1574
»Leitura como fonte e sede de conhecimentos
visitas: 2276
»O valor da perseverança
visitas: 1862
»Motivação Interna para calouros e veteranos
visitas: 1865
»Conhecimento ou nota?
visitas: 2011
»Atitude mental positiva
visitas: 2200
»Discurso de Formatura Cesfe– Janeiro de 2004
visitas: 4985
Documento sem título
Aula tradicional x aula moderna
____________________________________________________________________________

O que você entende por aula tradicional ou aula moderna? A princípio a aula tradicional é aquela na qual o professor faz uma aula expositiva e demonstra o seu saber, os alunos ficam impressionados com o conhecimento apresentado.

A aula moderna é aquela na qual o professor tem o papel de facilitador no processo da construção do conhecimento, sua metodologia é incentivar a participação dos alunos, faz-se uma roda, distribui-se um texto e os alunos fazem comentários sobre o que assimilaram. O professor   acompanha o raciocínio dos alunos, intervêm quando necessário e faz as considerações finais. Alguns utilizam o método do estudo de caso.  Os alunos ficam satisfeitos quando expressam suas opiniões.

 Comentei aqui os pontos positivos de cada sistema. Quais sãos os pontos negativos?

Na aula tradicional, a aula expositiva dependendo do professor pode ser extremamente "chata", desinteressante e cansativa, e aliada à baixa motivação dos alunos, o aproveitamento é mínimo.

Na aula moderna, os alunos podem não entender a metodologia do professor, achar que ele não preparou a aula e está "empurrando"a responsabilidade para os alunos. A contribuição do professor ao debate pode ser superficial e os alunos entendem   que foi  perda de tempo.

Colocamos na balança e perguntamos, qual dos métodos é o ideal?

O ideal é aplicar os pontos positivos de cada método, ou seja, um cenário na qual o professor  conhece e domina o conteúdo a ser ministrado e os alunos utilizam o senso crítico e  se dedicam ao estudo. Isto é o ideal, que é diferente do real. Existem professores e professores e alunos e alunos.

 Neste processo, de ensino e aprendizagem, a participação ativa do professor e do aluno é fundamental para se alcançar  os objetivos.

O professor ensina quando aprende e o aluno aprende quando ensina.



©2006 • UNAMA •Todos os direitos reservados